Turim, Itália. Abril de 2007. Início de uma nova aventura. Mais longa. Mas igualmente bela...

Thursday, September 27, 2007

Wednesday, September 26, 2007

Havia muito para dizer...

... mas neste momento só consigo pensar nisto... Fátima??? Perdemos com o Fátima??? Na primeira eliminatória??? Não me acredito...

O Lago Maior...

...é verdadeiramente grande. Tanto que do outro lado, lá ao fundo, mesmo ao fundinho, já é Suiça!!! É bonito mas demasiado turístico. Tem três ilhas lá no meio que são engraçadas e tal, mas não têm muito que ver. E o que têm é caro... Ficam as paisagens na memória...


... as viagens de barco (que me fizeram lembrar a voltinha a Alcatraz)...

...o dolce fare niente...

... e a companhia.

Tuesday, September 25, 2007

O pior insulto...

"Pensava que eras inglesa. És muito branca, tens sardas e o cabelo ruivo..."

Thursday, September 20, 2007

Não fui a Paris...

...mas fui ao irish bar cá do sítio ver o jogo Portugal-Itália do Mundial de Rugby. Foi o primeiro jogo de rugby que vi em toda a minha vida. Tenho a dizer que gostei bastante. Ao fim de 5 minutos (o tempo de perceber as regras básicas) já gritava pelos nossos meninos. E este ensaio foi definitivamente o momento mais alto. Grandes Lobos!!! Agora é só ganhar à Roménia...

P.S. os italianos não facilitam. têm sempre os melhores equipamentos... e os melhores jogadores ;)

Wednesday, September 19, 2007

Eu não sei...

... mas desconfio que a loucura está a tomar conta de mim. Hoje estava parada nos semáforos e de um carro saía esta melodia. Tive de fazer um esforço sobrehumano para manter a postura porque só me apetecia atirar tudo para o chão e começar a dançar em plena passadeira... e não, já não posso culpar o calor. O problema é mesmo meu!!!

Monday, September 17, 2007

Under the Tuscany sun...

Por motivos de força maior estive ausente da rede este fim de semana. Não sei como sobrevivi ;) A verdade é que não senti falta nenhuma, foram dois dias maravilhosos. A Toscana é linda e a companhia foi ainda melhor. Só teria preferido estar em Portugal para dar aquele abraço ao meu fratello que completou mais um aninho. Agora já são 27... vais lançado, Tozé!!!

Colonna sonora del weekend...

Thursday, September 13, 2007

Poste italiane


Muito mais do que uma simples empresa de correio. Aliás, eu chamar-lhe-ia instituição bancária que, por acaso, também entrega cartas e encomendas. A primeira vez que lá fui, um sábado de manhã, o posto estava cheio de gente mas para pagar contas e utilizar os serviços bancários. Demorei cinco minutos a enviar a minha carta.
Hoje de manhã voltei lá. Tinha recebido um aviso para ir levantar uma carta e precisava de enviar umas coisas para a terra. Entro e paro um minuto para decidir entre as quatro opções disponíveis de ticket. As duas primeiras diziam respeito a opções bancárias, a terceira para enviar cartas ou encomendas, e a última para levantar cartas registadas. Escolho a terceira e sento-me. Estão quatro guichets abertos, um para cada opção. Infelizmente, o de envio de correspondência é o mais lento. Ainda para mais, entra uma rapariga que diz que me vai passar à frente porque só tinha saído para comprar um envelope (lá não vendem!!!). Olho para o meu aviso e, de repente, lembro-me que talvez precise de um ticket para o outro guichet. Levanto-me e vou buscá-lo. Sou logo atendida. O funcionário pede-me um documento de identificação e dou-lhe o BI português. Normalmente ando com o passaporte porque já sei que com o BI ficam muito confusos, mas hoje tinha-me esquecido. Pega nele, olha de um lado, olha do outro e faz a pergunta: Não tem nada italiano? E eu respondo, não. Volta a olhar, pela frente, por trás e volta a perguntar: Não tem um documento italiano? E eu respondo: não. Silêncio. Eu resolvo ajudar e digo: Mas este também tem o meu nome... Ao que ele responde: Sim, sim... Parece pouco convencido mas começa a escrevinhar qualquer coisa. Assino no local respectivo e ele parte em busca da carta. Quinze minutos mais tarde (depois de ter passado pelas cartas todas duas vezes) descobre-a e entrega-ma (era do banco a felicitar-me pela vitória do sorteio i-pod...). Resolve então fazer um pouco de conversa e diz: Como esta usted? Ao que eu respondo: Isso é espanhol. Eu sou portuguesa. Ele não se dá por vencido e diz: Ah, o português não é como o espanhol? E eu: não. Português é português e o Espanhol é espanhol. Como o italiano é italiano. Ele confuso: O português é como o italiano? Desisto, pego na carta e vou tirar outro ticket. A minha vez para enviar cartas já tinha passado.

Wednesday, September 12, 2007

O meu primeiro vinil...

E ao primeiro acorde, volto a ter 5 anos.

Sabiam que...

...só na Língua Portuguesa se utiliza o Futuro do Conjuntivo??? Eu não. Uma italiana disse-mo hoje. Estava admiradíssima, não se queria acreditar que tal tempo verbal existisse. E eu, sinceramente, ao início já nem lembrava dele. Parece que estou a reaprender a minha gramática...

Monday, September 10, 2007

Para ti, Loquinhas

Obrigada por me fazeres rir... sempre :)

A rotina do dia-a-dia...

Ando cansada. De passar todos os dias pelos mesmo sítios e falar com as mesmas pessoas. De perder tanto tempo com tarefas domésticas estúpidas, necessárias mas estúpidas. De passar o dia fechada no laboratório. De ler artigos. Parece que quanto mais tento agarrar o tempo mais ele me foge. Não ando triste, mãe. Ando cansada.

Saturday, September 08, 2007

Vaffanculo Day

Oito de Setembro de 2007, Itália = Vaffanculo Day

Os italianos estão fartos dos seus políticos e resolveram fazer o seu Dia V (uma mistura entre o dia D da 2ª Guerra Mundial e o V de Vingança, segundo o organizador da jornada Beppe Grillo). As praças italianas encheram-se hoje de pessoas descontentes com a situação política actual e com vontade de fazer alguma coisa. As filas eram grandes para assinar a petição "Parlamento Pulito" (Parlamento Limpo) que diz não aos parlamentares condenados (parece que são 24!!!) e de carreira (propõe que cada pessoa possa ser eleita apenas por 2 legislaturas), e sim às eleições parlamentares directas. Não sei se irão mudar alguma coisa, mas ao menos tentaram!

Friday, September 07, 2007

Thursday, September 06, 2007

Wednesday, September 05, 2007

O meu banco é melhor que o teu...

O meu dá prendas:

eu sei que esta não é a versão mais actual... mas eu nunca tinha vencido um sorteio!!!

Monday, September 03, 2007

Com três letrinhas apenas...

...se escreve a palavra mãe,
que é, das palavras pequenas,
a que mais beleza tem!

Parabéns Mãe!!!


P.S. desculpa a falta de talento poético...

P.S.2 desculpa não ter cumprido a promessa... :(

P.S.3 tenho muitas saudades tuas... vossas...

P.S.4 Ti voglio bene :)

P.S.5 Parabéns Ana!!!

Sunday, September 02, 2007

Finalmente...

... fui ao cinema ver um filme em versão original. Muito bom por sinal. (rimei)

Masculino ou Feminino?

A língua italiana não é tão fácil como parece. Aprender o suficiente para "desenrascar" no dia-a-dia não demora muito tempo mas falar correctamente é muito mais complicado. São muitos os verbos irregulares e os falsos amigos e poucas as regras. Ultimamente, a minha luta tem sido com o género das palavras. É incrível como é tudo ao contrário do português. La machina (o carro), il viaggio (a viagem), la campana (o sino), il ballo (a dança), il cuscino (a almofada), la matita (o lápis), il fiore (a flor) são só alguns exemplos. Na realidade é tudo uma questão de hábito e no caso de carro até posso concordar (há muito boa gente que gosta mais do carro do que da sua mais que tudo) Mas há um que simplesmente não faz sentido para mim. Haverá coisa mais feminina do que uma flor? Como pode alguém dizer que é do género masculino??? Não entendo.

Tanto, tanto, tanto...

Há muito para além de Penso positivo e l'Ombelico del mondo.

Saturday, September 01, 2007

O mais difícil...

...de começar a vida numa cidade nova é a total ausência de referências. Tudo acontece na base da tentativa/erro. O que não é muito grave quando só se quer ir jantar fora ou tomar um café. Não se gosta, não se volta. O problema é quando se quer cortar o cabelo. Como hoje. Foi a minha segunda vez mas parece que ainda não acertei. Da primeira não ficou muito mal mas detestei o atendimento. Não voltei. Hoje não gostei muito nem do resultado nem do atendimento... por isso, não voltarei. Ou seja, para além de não escolher bem, escolho cada vez pior... Não sei se tenho coragem de tentar a terceira vez.
badge